Desde esta quinta-feira, dia 12, está disponível pela internet formulário para denúncias de crimes de pedofilia, genocídio e outros crimes que violam os direitos humanos. A iniciativa faz parte do Projeto Anjos na Rede, fruto de uma parceria entre a Polícia Federal, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh) e a Ong Safernet.Notícia publicada na Folhablu 12/11/2009.
A ideia surgiu em 2008, durante o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no qual a PF, a Sedh e a Safernet assinaram um termo de cooperação que visava a criação da Central de Denúncias de Crimes Violadores dos Direitos Humanos, na internet.
A partir do formulário disponibilizado na página eletrônica da PF (www.pf.gov.br) qualquer pessoa que tenha conhecimento de sites que divulguem pornografia infantil, crimes de ódio, de genocídio, dentre outros, poderá exercer sua cidadania e informar aos órgãos responsáveis pela investigação.
A rapidez no recebimento das denúncias permitirá acelerar os procedimentos de identificação da autoria e preservação dos indícios dos crimes, contribuindo de forma significativa para a redução do tempo entre a ocorrência do delito e a responsabilização criminal do suspeito.
A adoção dessa importante ferramenta de combate a crimes violadores dos direitos humanos por meio da internet reforça o compromisso da Polícia Federal e do Brasil para proteção integral de crianças e adolescentes, prevista na Convenção Sobre os Direitos da Criança e na Constituição Federal.
Acesse através do link: http://folhablu.com.br/ler.noticia.asp?noticia=5051&menu=10
Comentários