sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Soa no dia-a-dia

Volta e meia me perguntam se SOA realmente "pegou", por que não tem aparecido muito na mídia. A resposta é simples: não que hoje SOA tenha ficado menos importante, mas à medida que um assunto sai da mídia, é que sua disseminação já começa a ser fato. Deixa então de ser notícia.

SOA já vem sendo adotado de forma crescente e seus conceitos já estão razoavelmente absorvidos. SOA hoje é mainstream. Seus conceitos já estão embutidos nos aplicativos escritos pelas empresas usuárias, nos ERPs e nos middlewares dos principais fornecedores, como o WebSphere da IBM. SOA, segundo o Gartner já está entrando no ciclo do “Plateau of Productivity”, onde deixa de ser hype e sua utilização torna-se mais ampla.

Os usuários já relatam casos de sucesso em número crescente e apontam que a proposição de valor de SOA inclui maior agilidade da organização em alterar seus sistemas frente às inevitáveis mudanças no cenário de negócios, e pela maior valorização dos ativos de software (sim, software também pode e deve ser medido com base em Return on Asset), obtido pelo maior reuso do código.

SOA também demandou a criação de novos skills profissionais, o que abriu oportunidades para inúmeros cursos e livros especializados. A literatura disponível é imensa: uma pesquisa na Amazon nos retorna milhares de livros que incluem SOA em seus títulos.

Além disso, SOA também é indutor de novos modelos computacionais como Cloud Computing e Software-as-a-service (SaaS).

Por outro lado, muitos fornecedores de software se dizem aderentes à SOA, embora nem sempre o sejam. Uma maneira simples e rápida de checar sua afirmação é validar se seu software é SOA é avaliar seu nível de componentização. Se o delivery de novas funcionalidades for feita por componentes, sem afetar o sistema em operação é verdadeiramente SOA. Mas se ainda for necessário todo um ciclo de upgrade que demanda uma completa instalação da nova versão, nos moldes tradicionais dos softwares monolíticos, SOA, neste fornecedor, ainda estará restrito ao discurso.

Venha participe da palestra do Cezar Taurion (IBM)
Java Day 2009 - 12 e 13 de novembro - Inscrições Abertas!
http://www.javanoroeste.com.br/javaday

Fonte: http://javafree.uol.com.br/noticia/4365/SOA-no-nosso-diaadia.html

Nenhum comentário: